Mais de 200 mutuários, de cinco antigos conjuntos habitacionais de Nova Odessa, foram atendidos no último sábado (02/09/2023) no Paço Municipal durante o “Plantão da Documentação”, ocasião em que sanaram dúvidas no mutirão de atendimento da Prefeitura e Cohab Bandeirante (Companhia de Habitação Popular Bandeirante), de Campinas.
Foram atendidos moradores dos Conjuntos Habitacionais 23 de Maio, Parque Residencial Triunfo, Núcleo Residencial Mathilde Berzin, Jardim Dona Maria Raposeiro Azenha 1 e Jardim Dona Maria Raposeiro Azenha 2, todos construídos pela Cohab Bandeirante, e que ainda não possuem a escritura definitiva das suas residências.
O objetivo do mutirão foi colaborar para que estes mutuários regularizem seus imóveis, promovendo a escritura e o registro de sua propriedade. De acordo com levantamento da Cohab Bandeirante, existem na cidade 823 imóveis populares construídos nos anos 1970 a 1990 através de parcerias com a Prefeitura. Destes, mais de 300 mutuários ainda hoje não têm as escrituras definitivas de sua propriedade.
“Fizemos esse ‘mutirão’, porque muita gente tem dificuldade em requerer a minuta de escritura junto à Cohab-Bandeirante, para lavratura no competente cartório, continuando desta forma a propriedade do imóvel no nome da Cohab, apesar de ter sido plenamente quitado. O resultado foi muito positivo, porque mais de 300 famílias ainda não têm escritura, e dessas famílias mais de 200 passaram pelo Paço Municipal e deram início ao procedimento para adquirir o tão sonhado documento da sua casa”, explicou o diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza.
Os mutuários aprovaram o serviço. “É uma excelente iniciativa da Prefeitura, orientar os moradores. Agora vou aproveitar para fazer a escritura para o meu nome e da minha esposa. Compramos de terceiros em 1984 e até hoje não fizemos”, disse José de Carvalho, do Jardim Maria Raposeiro Azenha I. Dona Fátima e senhor Cláudio Viana, do Bairro 23 de Maio, gostaram da iniciativa. “Muito importante e esclarecedor, facilitou bastante para nós”, comentou Fátima.
“Estão de parabéns, pois essas orientações nos ajudam muito, porque a gente toma ciência de todos os documentos necessários”, explicou Joel Neves, morador do 23 de Maio. Isaque da Silva Oliveira, do Parque Triunfo, também elogiou o mutirão. “Serviço muito bom para nós, mutuários. Aqui recebemos a orientação correta para dar andamento na documentação”, completou.
A exemplo do que foi realizado anteriormente com os mutuários da CDHU, a Prefeitura de Nova Odessa segue mantendo esforços no sentido de beneficiar os mutuários com atendimento na cidade, sem a necessidade de deslocamentos para a sede da Cohab em Campinas. “Todos os esforços para a regularização documental dos imóveis serão feitos no sentido de intermediar todo o trâmite documental e demais orientações”, acrescentou o diretor municipal de Habitação.